Liceu – História e Memória

A Exposição aqui apresentada resgata o percurso do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, porém, longe de esgotar a sua história, vem abrir as portas para o desenvolvimento de um trabalho de pesquisa mais aprofundado e revelador.

A mostra está dividida em dois núcleos: Linha do tempo, que conta ordenadamente a história do Liceu, utilizando como guia os documentos do acervo da instituição e Memorias de Excelência, um passeio no tempo, por dentro da indústria-escola que ajudou a construir a cidade de São Paulo.

Linha do Tempo se inicia em 1873 e finaliza em 2018, demostrando que, embora as oficinas não mais existam, a missão educativa do Liceu não acabou. A instituição é considerada hoje a melhor Escola Técnica do Brasil e seu Ensino Médio é reconhecido como um dos melhores da cidade. Pelas mesas desfilam as preciosas contribuições de seus patronos e também os momentos de derrota e vitória do Liceu.

Memórias de Excelência é apresentada nos nichos entre as colunas de centenários tijolos. De um lado está o comovente registro das oficinas de serralheria, marcenaria, decoração e desenho, do outro a intrínseca relação do Liceu com a cidade de São Paulo, representada por algum dos projetos públicos realizados em suas oficinas, como o mobiliário do Theatro Municipal, o monumento a Duque de Caxias, obras que não mais existem e outras que resistem ao tempo. O núcleo finaliza com um tributo ao antigo Centro Cultural do Liceu, para o qual foram restauradas 8 réplicas em gesso, entre elas a Pietá e o David, de Michelangelo e o Discóbulo, de Naukydes.

Para contar toda essa história, foi realizada uma extensa pesquisa a cargo de Fernanda Carvalho, Rachel Vallego e Paulo Marins Garcez. Mais de 3.000 fotos armazenadas na Biblioteca foram digitalizadas pelos alunos Bianca Anacleto Francisco e Henrique Nunes Vera, e parte delas é apresentada nos vários vídeos que compõem a mostra.

Durante esse processo de trabalho, nossa equipe se emocionou muitas vezes com os registros encontrados e temos certeza de que o mesmo acontecerá com os nossos visitantes.

Denise Mattar – Curadora