A Coleção Ivani e Jorge Yunes estabeleceu profícuas parcerias com instituições da Universidade de São Paulo que beneficiam as áreas de Pesquisa, Acervo e Catalogação, bem como Conservação e Restauro.

A colaboração com o MAE/USP resultou em três edições do Curso de Conservação e Restauração de Metais com o professor convidado do Peru, Luis Enrique Castillo Narrea, entre maio e agosto de 2019. Também suscitou no Art Talk Tecnologia a favor da preservação de acervos artísticos, realizado em junho de 2018, com especialistas do MAE/USP e do IPEN.

A CIJY e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin realizaram, em abril de 2018, o Art Talk Colecionismo: a dinâmica das pesquisas nas coleções particulares e, em novembro do mesmo ano, o 1º Colóquio sobre Bens Patrimoniais em Coleções Paulistas. A segunda edição desse Colóquio ocorreu em novembro de 2019.

O Instituto de Física da USP trouxe forte apoio à pesquisa na Coleção. As análises de Fluorescência de Raios X e o imageamento em pinturas permitem conhecer os esboços preparatórios no suporte, os componentes químicos dos pigmentos usados e os restauros realizados. Esse tipo de estudo dá respaldo não somente à pesquisa sobre o artista e a obra, mas também indica o estado de conservação desta, possíveis intervenções realizadas, assim como orienta possíveis processos de preservação e restauro.

Ainda nesta área, há a parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, o IPEN, uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal. Itens diversos dos acervos, contendo pinturas, móveis, esculturas, documentos antigos etc., foram desinfetados utilizando a radiação ionizante. O resultado dessa colaboração foi apresentado em algumas ocasiões: em outubro de 2019 no “1º Simpósio Internacional – Ionização Gama: tecnologia para preservação de acervos”, promovido pelo IPEN e pela CIJY; e em novembro de 2021 no “Workshop em preservação do patrimônio cultural tangível com o uso da radiação ionizante”, promovido pelo IPEN e a IAEA.

Além de entidades vinculadas à Universidade de São Paulo, a Coleção Ivani e Jorge Yunes possui parcerias com diversas instituições museológicas, como o Museu Imperial e o Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. No caso da Pinacoteca, por exemplo, a Coleção realizou, entre julho e dezembro de 2019, cinco leilões temáticos de publicações dos séculos 19 e 20 em que parte da renda foi revertida à instituição. Com o MON, no entanto, foram elaboradas três exposições, durante um semestre entre 2019 e 2020, com itens do acervo de arte africana, concluídas com uma doação ao museu de peças expostas e grande parte desse núcleo da CIJY.

Parcerias como essas somam para ambas partes e contribuem imensamente com a missão da Coleção Ivani e Jorge Yunes de preservar seus acervos e fomentar conhecimento a partir dos mesmos.