Exposição em Cascavel

Governo do Paraná leva coleção de arte do MON a Cascavel

Um novo recorte da exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), será inaugurada no dia 8 de fevereiro no Teatro Municipal de Cascavel, no Oeste do Estado, com 180 obras inéditas. É a maior mostra itinerante já feita pelo MON.

A iniciativa faz parte da política cultural do Paraná de promover e incentivar a democratização da arte e da cultura e deverá ser replicada em outras regiões do Estado, levando o acervo para fora da instituição.

“O governo do Estado do Paraná tem orgulho e se empenha para manter instituições culturais como o MON, uma das mais importantes entidades museais do mundo. Entretanto, entendemos que é um dever das políticas culturais promover e incentivar a democratização da arte e da cultura para todas as cidades”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, explica que esta exposição é um recorte da generosa doação de aproximadamente 1.700 obras de arte africana, fruto de uma parceria entre o Museu Oscar Niemeyer e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY), de São Paulo. Desde 2021, a coleção passou a pertencer ao Estado do Paraná.

Maior museu de arte da América Latina, com um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o MON é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná.

Com sua natural vocação para artes visuais, arquitetura e design, conta com coleções asiática e africana. “Nos últimos anos, o acervo do MON triplicou de tamanho e conta hoje com mais de 9 mil peças, o que o consolida como um dos mais importantes do País”, comenta a diretora-presidente.

A mostra –

A exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, apresentada pela Copel e viabilizada pelo governo do Estado do Paraná, poderá ser vista em Cascavel a partir de 8 de fevereiro.

“A incorporação da coleção de arte africana faz parte de um processo de consolidação do marco referencial do MON, que estabelece como diferencial da instituição prioritariamente colecionar arte paranaense e brasileira e expandir seu olhar não eurocêntrico para a arte latino-americana, asiática e africana”, explica Juliana. “Buscamos incessantemente incrementar o acervo, pois aí está a alma de um museu, a sua essência”, comenta.

A diretora-presidente lembra que, em 2018, o MON foi o museu escolhido por suas condições técnicas, capacidade de gestão e credibilidade da instituição a receber uma doação de quase 3 mil obras de arte asiática. Doadas pelo diplomata e professor Fausto Godoy e oriundas de vários países daquele continente, parte das obras pode ser vista pelo visitante do MON na mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, na Sala 5.

Segundo o curador da exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, Renato Araújo da Silva, as obras doadas ao MON foram adquiridas ao longo de mais de 50 anos pelo casal Ivani e Jorge Yunes, detentores de uma das maiores coleções de arte do Brasil.

“Com a exposição no MON de objetos de heranças culturais tão distintas, encontramos aqui um importante ponto em comum: dentro do Museu, essas artes são elevadas a uma mesma plataforma artística, igualando a arte africana ao patamar da arte mundial”, diz. “Eis uma maneira de honrar a ancestralidade visual do passado e de abrir os novos plantios, rotas e perspectivas dessa arte no futuro”, comenta Renato.

Fazem parte da coleção: máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais. As obras têm origem em países como Costa do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Gabão, Angola, República Democrática do Congo e Moçambique, entre outros.

Renato Araújo da Silva é historiador em Filosofia pela Universidade de São Paulo e coautor, entre outros trabalhos publicados, do livro “África em Artes”. Curador e pesquisador, atuou no Museu Afro e realizou outras exposições em museus, como o de Arte Sacra de São Paulo.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

Exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”
Realização do Museu Oscar Niemeyer (MON)
Teatro Municipal de Cascavel
A partir de 8 de fevereiro de 2022