Doação Museu Paulista da USP 2022

A DOAÇÃO AO MUSEU PAULISTA DA USP

Dentro do programa de parcerias institucionais, em fevereiro de 2022 a Coleção Ivani e Jorge Yunes entregou ao Museu Paulista da USP, através de doação, itens que registram aspectos da história da sociedade paulista e paulistana do século 20.

Entre eles estão um conjunto de mobiliário de escritório executado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e composto por 9 peças (escrivaninha, mesa de reunião, cadeiras, sofá, poltronas e armário) em madeira ebanizada e entalhada, couro cinzelado e tecido. Segundo o Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, Diretor de Acervo e Curadoria, o conjunto complementa o acervo existente, contribuindo para o resgate da história das fábricas moveleiras e do fazer artístico dos artesãos anônimos que colaboraram para a construção do viver, morar e trabalhar na São Paulo do século 20.

A escrivaninha poderá ser vista na reabertura do museu em setembro de 2022, na exposição Casas e Coisas, com curadoria da Profa. Dra. Vânia Carneiro de Carvalho.

Graças à parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN, as peças foram desinfestadas, atendendo ao compromisso da CIJY com a entrega de obras livres de contaminação por insetos. Como explica Pablo Vasquez, Coordenador do irradiador multipropósito de cobalto-60, após a aplicação de radiação gama as obras estão prontas para procedimentos imediatos de higienização, acondicionamento e exposição, sem risco aos profissionais envolvidos e sem necessidade de quarentena.

A doação também incluiu um conjunto de mais de 650 cunhos matrizes (imagens em positivo) e cunhos fêmeas (imagens em negativo/baixo-relevo) para fundição de medalhas e apliques em metal, contribuindo para a linha de pesquisa do museu que se dedica à formação da cultura visual e à indústria gráfica de São Paulo. 

Também foram transferidos um conjunto de porcelana, periódicos e duas reproduções em metal, em relevo, do quadro Independência ou Morte (óleo sobre tela, 415 × 760 cm), executado em 1888 pelo artista Pedro Americo Figueiredo e Mello e conservado pelo Museu Paulista da USP, além de outros itens.

Sobre o novo Museu do Ipiranga: http://museudoipiranga2022.org.br/

O MUSEU PAULISTA DA USP

Desde 1963 o Museu Paulista da USP é uma unidade integrada à Universidade de São Paulo, com um acervo de cerca de 450.000 itens distribuídos em duas sedes: o Edifício-Monumento (popularmente conhecido por Museu do Ipiranga) e o Museu Republicano Convenção de Itu (sediado no interior paulista).

O Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga será reaberto ao público para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em 7 de setembro de 2022, após 9 anos de restauração completa e modernização.

Todo o edifício, patrimônio tombado nas três esferas do governo, será dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição de sua arquitetura monumental plenamente renovados, com acessibilidade universal e integração ao conjunto urbanístico do Parque da Independência.

AGRADECIMENTOS

Profa. Dra. Rosaria Ono, Diretora do MPUSP
Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins, Diretor de Acervo e Curadoria do MPUSP
Prof. Dr. Pablo Vasquez, Coordernador do Irradiador Multipropósito Cobalto-60 do IPEN
Equipe MPUSP
Equipe IPEN

CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO

Opoente filmes