Adoração dos pastores

Micco Spadaro (Domenico Gargiulo)
Século XVII
Bolonha, Itália
Óleo sobre tela
66 x 110,5 cm

Discípulo de Aniello Falcone (1600 – 1656), Micco Spadaro desenvolve em um sentido naturalista, popularesco e bambocciante, as cenas de Jacques Callot (1592 – 1635), formigantes de personagens, enquadrando as pinturas de tema sacro, como é o presente caso, em um espírito de crônica da vida cotidiana de Nápoles, não alheio a Salvatore Rosa (1615 – 1673). O tema da Adoração dos Pastores presta-se especialmente a esse tipo de figuração em registro anedótico e foi muito apreciado na pintura napolitana do século XVII. Da obra em questão conhecem-se duas réplicas, conservadas no Museo di San Martino, em Nápoles, e na coleção de Francesco Molinari Pradelli, em Bolonha. Trata-se de uma cena realizada no melhor estilo picaresco, com uma inquietude de toque e um senso da extravagância que anunciam o que Ornella Magnabosco chamou de “a humanidade cigana de Magnasco”.